O domínio pleno e suas dificuldades

Padrão

Quando se aprende um novo idioma, é preciso levar em conta que têm que se desenvolver as quatro habilidades de aprendizagem, que são: leitura, escrita, fala e escuta (reading, writing, speaking and listening). Um dos grandes desafios é  como aprender de forma que todas essas habilidades se complementem, já que na escola (seja ela pública ou particular), o foco é o vestibular, portanto a escrita é priorizada. Mais na frente, quando se frequenta um curso de idiomas, a fala é priorizada, pois o que conta é o ideal comunicativo. No entanto, o aluno não é influenciado a utilizar todas as habilidades juntas, ao mesmo tempo. O dicionário, por exemplo, seria um auxiliar para que o aluno assimile vocabulário e ao mesmo tempo melhore sua produção textual e assim o momento da redação (composition) seria menos sofrido. As músicas e filmes em inglês seriam interessantes ferramentas para melhorar a escuta (listening skills), que também não deve ser um momento tortuoso, não precisa ouvir Frank Sinatra, é só ouvir e assistir o que se gosta . Simples assim rs!

O que acontece é que, infelizmente, o professor não tem tempo em sala para discutir esses aspectos fundamentais para que o aluno seja um agente consciente do seu processo de aprendizagem e perceba sua evolução durante o processo de estudo.

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When we learn a new language, it`s important to take in account the fact that we have to develop the 4 learning skills, that are: reading, writing, speaking and listening). One of the great challenges is making these skills develop together, considering that in private or public school, the focus in the exams for entering the universities, so the focus is writing skill.  When the students stars attending a language institute, speaking is the focus, because communication, in this case, is essential. However, students aren`t stimulated to use the skills at the same time. The dictionary, for example, would be of great help to learn vocabulary and also to improve writing skills. This way composition time wouldn`t be so hard. Songs and movies in English would be interesting tools to improve listening skills, of course you don`t need to listen to Frank Sinatra, you just need to listen and watch  what you like to. Just like that, lol !

Sobre trueenglish

Hello Everybody!!! I am Antônia Sales, a Brazilian English teacher. I have been teaching English since 2004. I also work as a translator and I hope to share what I know and also to learn more with all of you. Together, we are going through the amazing world of English language. Let`s go !!! bye

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  1. Oi, Antônia, eu sou a Cláudia Lopes, encarregada, junto com a Luciana, pelo conteúdo do Dicas de Italiano (http://www.dicasdeitaliano.com.br/). Adorei o seu blog, em especial este artigo, mas também o que você colocou no EE, são realmente muito interessantes. Quando tiver um tempinho, venha nos visitar.

    Olha, tomei a liberdade de assinale um erro de digitação “O que acontece é que, infelismente, o professor…”; seria “infelizmente” quando tiver tempo corrige, e se achar erros nos nossos textos, pode assinalar.

    Um abração e parabéns pela iniciativa e por dividir a sua experiência conosco.

    Claudia Lopes

    • Obrigada pela contribuição.
      Vocês devem saber como é a vida de professor, sempre com a cabeça cheia. Agradeço. Vou sim visitar o blog, gosto de italiano, voltarei a estudar italiano em breve. Grata

      • Claro, Antônia, imagine! Nós também passamos pelo mesmo problema, cansaço + distração + olhos cansados = erros de digitação e ortografia…afinal, somos seres humanos.
        Continue com o seu trabalho, é muito interessante mesmo.
        um abração e até breve!
        P.S. vou me cadastrar para receber as suas atualizações.

  2. Oi!
    Fiquei sabendo do seu blog pelo email que recebi do English Experts dia 10/09. Eu sou médica brasileira e mudei para Londres há 4 meses para trabalhar aqui. Mas tenho que fazer algumas provas antes. A primeira é o IELTS (avalia minha proficiência na lingua) que tem exatamente esses 4 tópicos que você falou: Listening, Reading, Speaking and Writing. E posso dizer que realmente é um DESAFIO!! O Writing é o mais chato e que mais te requer tempo (tenho que fazer 2 redaçoes, uma de no mín 150 palavras e outra de 250 em 1 hora).
    As pessoas acham tudo muito legal, uma maravilha você morar fora, mas esquecem que o cotidiano em outra língua é muito complicado (isso se você se importa em falar corretamente e quer evoluir na lingua!).
    Adorei seu blog e já me identifiquei com vários dos seus “post”. Além desse tem o das moedas (que eu demorei um pouco pra pegar!)e um que fala da diferença do inglês britânico e americano. Sempre achei o britânico mais chique, mais bonito, mas também aprendi o inglês americano no cursinho (fiz 8 anos). E chegando aqui…quanta diferença!!rsrsrsrs
    Parabéns pelo blog!
    Serei mais uma pessoa que passará sempre por aqui!
    Beijos e boa semana!

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